sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Construindo o Cristão

Construindo o cristão
Texto base: Mateus 7. 24-29
Texto devocional: Lucas 14. 25-35
Versículo chave: “Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha” – Mt 7.25

Introdução
Comparo aqui o cristão como uma casa a ser edificada. Daí a importância da educação como formadora de princípios éticos e morais. Construção de caráter a partir do exemplo histórico-bíblico e teológico. A importância de se formar uma base para a construção do novo ser, a casa a ser edificada na rocha que é Cristo. O acompanhamento e a manutenção do cristão, reformas e formação de pensamentos bíblicos. A formação de uma unidade de ensino onde a mutualidade e a comunhão seja tão impactante como foi a igreja primitiva de Atos 2. 42-49.

Todo projeto de construção começa com um planejamento
O projeto para a vida cristã começa com um planejamento para o crescimento da vida cristã. É como construir uma casa. Jesus em um dos seus discursos faz uma advertência que, ninguém começa um projeto de edificação sem antes planejar e prever seus gastos para ver se este projeto está dentro do seu orçamento. A educação cristã tem que ser bem planejada afim de que o aluno-cristão esteja certo de que vai ser bem nutrido.

Investindo em recursos
Os recursos investidos na vida cristã são as ferramentas para ele se desenvolver como indivíduo em sua vida cotidiana. São valores passados a fim de transformar o caráter e moral, seja ele: familiar, cidadão, cristão e educacional. As ferramentas a serem usadas são: a Bíblia (Palavra de Deus), oração, devoção e um bom livro devocional.

Uma vida devocional
Não há um bom projeto se este não for investido em uma vida devocional. Para se construir um cristão é preciso que ele esteja inserido dentro de um terreno onde poderão ser firmado suas bases e alicerces. Em Mt 7. 24-25, Jesus adverte que o ouvinte que se torna praticante da Palavra e não só ouvinte é semelhante ao homem que construiu sua casa sobre a rocha – sopraram-se os ventos, caiu a chuva, desceu a enxurrada e a casa continuou intacta. O aluno deve ser praticante da palavra e não só ouvinte. Tem que ter uma vida de devocional diário, um alimento a base de oração e leitura da Palavra, acompanhada de um livro de orientação cristã.

Toda construção começa a ser edificada pela base
O alicerce para a construção do cristão é a ROCHA chamada Jesus Cristo (Mt 7 24-29). Nela o cristão deve estar alicerçado e fixado para aguentar toda a água da enxurrada e o vento forte. Só firmado na Rocha o aluno-cristão terá a base para a construção do seu caráter renovado na transformação das boas-novas de Cristo.

Construção edificada na areia
A casa firmada na areia é passiva de ser derrubada pela enxurrada e o vento (Mt 7.26-27). Sem base o aluno-cristão que entra em um mundo de provações e aflições está passível a ser derrubado pelas circunstâncias da vida. Em Jo 16.33, Jesus nos afirma que no mundo teríamos aflições, e se não tivermos base ou, se nossa base estiver fixada na areia então estaremos passíveis de sermos derrubados pelos ventos e enxurradas da vida.

Construção edificada na rocha
Agora, se nossa base for firmada na rocha então estaremos seguros de que no mundo de aflições, Jesus é o nosso ânimo para a edificação da construção da nossa casa, pois ele mesmo passou por tudo que um homem pode passar (teve aflições também) e, venceu o mundo. (Jo 16.33)
O aluno-cristão tem que entender que somente seguindo os exemplos de Cristo poderá crescer e edificar-se como casa e habitação do Espírito Santo.

Toda edificação precisa de segurança e amarrações
Uma casa para ser edificada com paredes sólidas deve ser construída com tijolos bem amarrados, assentados com argamassa bem preparada. O aluno-cristão deve receber um ensino firme e fundamentado nos princípios da doutrina bíblica e cristã. Estes são os tijolos bem assentados e amarrados da parede da casa do aluno-cristão.

O Tijolo
O tijolo desta parede edificada é a doutrina bíblica e os ensinamentos dos santos apóstolos (At 2.42-49). Esta edificação tem que ser firme e forte neste propósito. Só assim o cristão tem suas paredes preparadas para receber o vento e permanecer firme em sua convicção cristã. Se assim não for poderá ser levado por qualquer vento de doutrina – “Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente.” Ef 4.14

A argamassa
A argamassa para esta parede é o próprio Espírito Santo, que nos faz lembrar de todas as coisas ensinadas por Cristo através de seu evangelho (Jo 14.26). A junção do tijolo que é a doutrina e a argamassa que é o Espírito Santo, dará a construção firmeza para suportar qualquer perigo de degradação da casa. Suportará qualquer enxurrada e chuva que bate sobre ela.

Todo edifício precisa de proteção e teto contra chuva
O teto é a proteção da chuva que cai, do granizo e até mesmo raio de tempestade. Para se chegar ao teto e construí-lo o aluno-cristão precisa aprender sobre persistência. Não é fácil chegar nesta fase da construção. Para se construir um teto o cristão tem que já ter uma base e uma parede já constituída. Leva tempo e, o esforço é grande para encher a laje de massa de concreto. Por isso o cristão tem que já estar com sua formação iniciada, persistir é preciso! Todo teto é construído com laje feita de ferros e concreto, madeiramento e telhas. Todos estes elementos são conquistados e ganhos na medida em que avançamos na vida cristã. É realmente construído com persistência e devoção.

Toda casa precisa de revestimento
O revestimento é poder que o Espírito Santo dá ao aluno-cristão (I Co 12), sãos os dons desenvolvidos pelos cristãos que dará a beleza e proteção para a construção do cristão. Toda casa depois de edificada ganha um revestimento de chão (piso de concreto), parede (chapisco e reboco de cimento) e teto (reboco de cimento). Para o aluno-cristão esta fase é uma experiência no serviço da igreja, o desenvolvimento dele dentro do contexto da igreja.

Toda a casa precisa de acabamento
O acabamento para esta casa em formação é a plenitude do Espírito (Gl. 5. 16- 26). O aluno-cristão experimenta toda a sensação e luta da construção da formação do seu caráter cristão e já vive agora dentro do contexto da igreja, então é hora de desfrutar plenitude de sua vida dirigida e comandada por Cristo através do Espírito Santo. É a fase mais cara da construção da casa, porém a mais bonita também. O cristão tem que lutar e trabalhar muito para chegar a este patamar proporcionado pela vida devocional diária. Muito se construiu e mudou no caráter do aluno-cristão até aqui, muito tem ainda a fazer para que este acabamento não se degrade. Mais viver na plenitude do Espírito é ter a casa com todos os azulejos, pisos, peças do banheiro e da cozinha no lugar, pronto para receber a mobília que é a missão da vida cristã.

Conclusão:
O aluno-cristão recebe em sua vida devocional proporcionada pelos ensinamentos cristãos, as ferramentas para se desenvolver como um seguidor verdadeiro de Cristo. Estes ensinos o são passados em ambientes que o proporcione o desenvolvimento intelectual de forma aprazível e com eficácia. E é como construir uma casa edificando em sua totalidade parte por parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário