terça-feira, 22 de dezembro de 2009

O Senhor é o Meu Pastor

Introdução: “O Senhor é o meu pastor e nada me faltará” - Salmos 23. 1
O que ainda te faz falta? Será que você vive uma vida tranquila, ou vive pensando em como solucionar seus problemas? Esta é uma reflexão sobre o cuidado do PASTOR com sua ovelha, e ainda, esta reflexão esclarece o ponto de vista da ovelha com o seu PASTOR.

Tranquilidade – vs. 2 e 3a
a) no sustento (em verdes pastos)
O Senhor nos dá tranquilidade em nosso caminhar, não que teremos um caminho só de graminhas verdes e macias, teremos pedras com certeza. Mas, se Ele nos conduz, se é Ele que vai a frente, então Ele nos guiará ao melhor caminho, não importando como nos conduzirá a ele.
b) na consciência sadia, que repousa tranquila (… me faz repousar...)
Como é gostoso quando deitamos e dormimos tranquilamente, quando sonhamos apenas sonhos que nos dão paz. Como é bom quando temos alguém para nos acariciar enquanto pegamos no sono. Como é bom termos tranquilidade! Assim é toda a ovelha que confia em seu pastor: Ela não temerá se ao redor existe um lobo ou um leão, pois ela sabe que seu pastor está ali para protegê-la. Ela não temerá se amanhã terá o pasto para se alimentar, ela não se revirará em seu leito pensando se terá sustento. Ela apenas dorme tranquila.
c) em esperar por restauração (… restaura-me o vigor)
"O Senhor nos dá enquanto dormimos" (Sl 127.2b em minhas palavras) Ele nos dá o vigor, Ele restaura o vigor, ele nos supre, nos nutre através da sua Palavra, nos enche de energia para enfrentarmos o dia-a-dia.

Condução - vs 3
a) veredas de justiça – são caminhos justos e dos justificados;
Veredas são caminhos já trilhados por alguém que, através do seu caminhar mostra aos outros o atalho para se chegar ao destino. O nosso Pastor nos guia a estes caminhos, a estas veredas. Cabe a nós, suas ovelhas, segui-lo por estas trilhas deixadas, caminhos cansados, ou seja, pisar por onde pisou seus passos. Segui-lo, mesmo não sabendo o destino certo de nossas vidas. Em meio a tantas decisões, devemos saber qual caminho devemos seguir. Confiados em nosso Pastor, temos certeza de caminhar por caminhos de justiça, caminho de paz.
b) por amor ao Teu nome – é Deus que desenvolve este amor por ele;
Nós só conseguimos amar de fato alguém quando tornamos íntimos desta pessoa. Assim também é com Deus. Só podemos amá-lo, de fato, se com ele andarmos dia após dia, hora após hora, tornarmos íntimos dEle. quando Ele nos mostra as veredas de justiça, obrigatóriamente andamos ao seu lado, em seus passos. Suas vontades passam ser nossas vontades e, sabemos como devemos ter nossas vontades dentro de Suas vontades. É nessa intimidade que conseguimos o amor por amar Seu nome.
c) resolução de problemas (...e me conduz a águas tranquilas; - vs 2b)
Águas tranquilas significa tranquilidade para se resolver problemas, paz em meios aos problemas. É difícil chegar ao outro lado de um rio quando há correntezas e redemoinhos que nos levam em direções que não estamos esperando. Mas, quando se tem águas tranquilas fica fácil chegar a outra margem, ou seja, ao objetivo. Águas tranquilas são um alívio para chegarmos ao outro lado sem nos cansarmos ou estressarmos.

Confiança – vs. 4
a) impotência na situação sombria (vale de trevas (sombra) e morte);
O Vale da sombra da morte não é exatamente a hora da morte, mas, uma hora de nossas vidas que são sombrias, digna de medo, pavor, desespero, ou até mesmo situação de impotência e morte (de entes queridos, amigos próximos). O senhor é a vara e o cajado para nos guiar e proteger nestes momentos sombrios e sem perspectiva.
b) nos perigos e dificuldades da vida (não temerei mal algum);
O medo e o temor nos sobrevem em vários momentos da vida, principalmente quando nós somos envolvidos no perigo. O importante é não temer o mal. Quando estamos andando com o nosso PASTOR ele nos protege e nos consola na hora de enfrentearmos o "mal".
c) proteção e correção (a tua vara e o teu cajado me protegem).
Em um momento de impotência em situações de medo e insegurança, precisamos confiar que Deus estará com seu cajado para nos tirar de eventuais precipícios e ladeiras. Temos que confiar em Deus quando levamos algumas varadas para endireitar nossos passos em seu caminho. Confiança é a palavra para as situações de desespero e dor.
“Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor nem se magoe com sua repreensão, pois o Senhor disciplina a quem ama, assim como o pai faz ao filho de quem deseja o bem.” Pv. 3, 11 e 12.

Exaltação – vs 5
a) banquete na presença do inimigo – honrarias de Deus em vida (o banquete, festas);
Quando vencemos alguma situação, o SENHOR festeja conosco. Ele tem o prazer de nos colocar em lugar de destaque e exaltação. Porém, a humildade de reconhecimento desta posição deve ser dada a Deus que nos capacita para isto. (Dt 8. 17-18)
b) unção de poder – exaltação no Espírito
A unção na bíblia tem três sentidos: a) como bálsamo - a unção era usada para perfumar e para umidificar a pele ou cabelos, neste caso era usado com perfume, era feito com ervas aromáticas (Ec 9.8); b) unguento - era com fins medicinais, tinha a função de remédio, era muitas vezes preparado com ervas medicinais, então tinha a função curativa (Tg 5.14); c) Síbolo de poder - unção feita com imposição de mão simbolizava que este representaria a vontade de Javé na condução de seu povo (rei, sacerdote), preparo de poder – virtude do Espírito (I Sm 10.1, 16.12-13); Neste Salmo Davi, agora se coloca nestes três significado: como ovelha - recebemos a unção do cuidado do PASTOR (unguento); como ministro - devemos exalar o bom perfume (Ef 5. 1-2); como embaixadores (representantes do reino - II Co 5. 20) - devemos ser ungido para a boa obra de Cristo, o bom PASTOR, e testemunhar como seu representante. Na presença de nossos inimigos ele nos unge para estas três tarefas.
c) prosperidade – transbordar o cálice - Deus nos dá do melhor e quer que desfrutemos de uma vida de abundância (Jo10.10). Isto não significa que Deus promete riquezas materiais, mas promete riquezas espirituais. A prosperidade que podemos alcançar é uma vida de paz, onde tudo dá certo. A vida abundante é, sem dúvida, a vida eterna que só temos em Cristo.
“Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós, a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém! - (Ef. 3. 20, 21).

Esperança – vs. 6
a) Frutificação – bondade e fidelidade a Deus são características do fruto do Espírito (Gl. 5. 22 e 23);
Quando se anda amparado pelo poder do PASTOR, ele nos dá condições para desfrutar de seu amor e isso, produz frutos em nossas vidas. Transparecemos as características do fruto do Espírito.
b) Perseverança (… todos os dias da minha vida...);
Andar e seguir o PASTOR é, acima de tudo, perseverar em seu caminho. Comer de seu pasto, deixar-se guiar ao caminhos de justiça, beber de sua água, repousar em sua vontade. Não ser de si mesmo, mas ser ovelha de Seu pasto, ovelha pertencente a ELE. (Jo 10. 27, 28)
c) Certeza da Salvação – habitarei para sempre na casa do Senhor
A oportunidade de sempre voltar a Casa de Javé (relacinado ao templo) é, com toda a clareza, alegria de servir e deixar-se guiar pelo PASTOR. A casa de Javé é a casa do PASTOR (v. 1), pois são a mesma pessoa. Há alegria em estar na casa de Deus - "ALEGREI-ME quando me disseram: Vamos à casa do Senhor."(Sl 122.1) Mas, também podemos nos referir a morada eterna, a verdadeira morado do Senhor. Esta sim, é a habitação que queremos desfrutar na presença dEle.

Deus o abençoe muito,
Graça e Paz em Cristo Jesus.

Pr. Henderson Luiz

Um comentário:

  1. Parabens pelo que Deus esta fazendo por vc e toda a familia d igreja ou seja todos os irmãos
    Ernesto

    ResponderExcluir