quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Corpo, Alma e Espírito Consagrados a Deus

“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis, para a vinda do nosso Senhor Jesus Cristo.

Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.” – (I Ts 5. 23 – 24)

Sendo nós a semelhança de Deus, digo semelhança e não igualdade, temos três elementos formadores desta unidade, assim como Deus. É obvio que Deus é formado por três elementos espirituais (Jo 4.24) de igual importância de força e divindade, porém com características e funções diferentes, atuando de forma conjunta. Nós seres humanos somos formados por: corpo, alma e espírito. Temos a parte física (corpo), a parte mental, emocional, racional, etc. (alma), e o fôlego de vida, essência, existência, parte dada por Deus (espírito). O que precisamos entender é que, se temos estes três elementos formadores do ser, estes três devem ser consagrados a Deus. Em Romanos 8, o apóstolo Paulo nos instrui a andar segundo o espírito. Quando aceitamos a Cristo como nosso Senhor e Salvador, somos unidos a Deus pelo Seu Espírito através do espírito – “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.” – Rm 8.16. A carne, falada por Paulo em Romanos, é o desejo carnal, ou a concupiscência, não está ligado ao corpo como estado físico, mas está ligado pelo estado mental, ou seja, a alma. Quando o apóstolo diz – “Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.” – Rm 8.8, quer dizer que os que mentalmente estão desfrutando da concupiscência da carne, estão ligados a carne, se inclinam para as coisas da carne, este estão em pecado, não estão agradando a Deus. Corpo, mente e espírito devem agradar a Deus. Busque em Deus isto, Ele é fiel, e também o fará fiel!
Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário